Manuscrito Inédito de Nabokov

21 fev

Após hesitar por 32 anos, o filho do escritor russo Vladimir Nabokov resolveu tomar vergonha na cara e publicar/anunciar um manuscrito inédito, escrito por seu pai. A obra, infelizmente incompleta, chama-se “O Original de Laura” foi leiloado em Nova York, pela casa de leilão Christie’s e conta a história (bem mais insinuante e explícita que Lolita, causando polêmica) de um neurologista brilhante, mas fisicamente pouco atraente, deprimido pela infidelidade da esposa mais jovem e que pensa em cometer suicídio. Por causa do método empregado pelo autor, conhecido como escrita progressiva, que consiste basicamente na escrita da idéia geral e ir completando/retocando os partes vagas, não é possível muito aprofundamento na obra. É como se olhássemos por sobre os ombros do escritor, enquanto este dá vida aos seus personagens. Este método também foi utilizado por outros autores enxadristas, como Machado de Assis.

O manuscrito foi salvo da fogueira da Inquisição pela viúva de Vladimir, Véra, a santå que também salvou o imperdível Lolita de “morrer” cremado. Aparentemente, Vladimir, já no leito de morte deixou instruções a seu único filho e à sua esposa para que queimassem todo seu material inacabado, após a sua morte. Com lançamento previsto para este mês, o livro deve chegar às livrarias com preço em volta de R$50 e R$60 e já está em pré-venda no site da Saraiva.

Para saberem mais informações cliquem aqui, aqui, aqui e aqui.

Anúncios

Uma resposta to “Manuscrito Inédito de Nabokov”

Trackbacks/Pingbacks

  1. Os Filhos de Húrin « Extra Virgem - 27/02/2010

    […] fev 27, 2010 Ao que parece, o filho de J. R. R. Tolkien, Cristopher, resolveu plagiar a idéia de Dimitri Nabokov: publicar uma obra inédita do pai famoso. O enredo de Os Filhos de Húrin (OFdH) gira em torno da […]

Deixe seu comentário indecente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: