Espaço do tamanho do Espaço

26 mar

Que fotógrafo digital, cineasta, desginer, artista gráfico, etc. nunca sonhou em ter espaço infinito para armazenar seus trabalhos? Tal desejo não se atém, claro, aos profissionais da era digital. Grande parte das pessoas que lidam com computadores, câmeras, pen drives, smart phones e outros gadgets já passaram pela desagradável situação de não poder gravar algo na memória virtual de algum aparelho por conta de espaço insuficiente. É então que entra a difícil decisão do que apagar, do que é menos importante ou do que será ou não usado no futuro.

Se depender da CompactFlash Association, contudo, problemas como o citado não farão mais parte da vida do Homo Digitalis. Há cerca de um mês, a associação anunciou a finalização da versão 5.0 do padrão CompactFlash que “altera o enderaçamento de 28 para 48 bits”. Tudo bem, o que isso significa? Significa que haverá um aumento absurdo na capacidade de armazenamento dos cartões de memória. Se hoje armazena-se um máximo de 137 Gigabytes, o novo padrão permite um espaço teórico de até 144 Petabytes.

Certo, nova confusão. Petabytes? Sim, petabytes. Entenda:

1PB = 1024 TB

1TB =1024GB

Ou seja, 144 Petabytes são cerca de 150 994 944 Gigabytes. Como comparação, cartões de memória de celulares e câmeras hoje em dia têm, em média, 2GB e o mais caro dos iPods Touch tem 64GB. Vendo por este prisma, o espaço é praticamente infinito.

Ainda não há previsão, no entanto, para o início da aplicação do novo padrão. Especula-se, porém, que seja apenas uma questão de alguns meses para que os fabricantes comecem a estudar a nova tecnologia a fim de aplicá-la em seus produtos. Então, o que hoje parece ficção científica, virará cotidiano e, quem sabe, nossos filhos, netos e bisnetos nem saberão o que é um Gigabyte; afinal, eles não terão que se preocupar com isso.

Cartões CompactFlash usados atualmente

Anúncios

Deixe seu comentário indecente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: