Lirismos de Quinta – 22/04/10

22 abr

Se o leitor disser que conhece essa, eu ficarei realmente surpreso. Esse poema foi retirado de um livro chamado Os Girassois e O Trigo que encontrei aqui em casa já há algum tempo. Os Girassois e O Trigo, como diz sua nota introdutória, “brotaram de alunos do CEFET – MG, graças ao estímulo de seu Diretor, Prof. Hélio José Muzzi de Queiroz”. A data é 1978 e o belo poema vencedor  do que foi uma espécie de concurso foi o seguinte:

.De Fora do Laço

.Ana Maria Caetano de Faria

.Não repare meu jeito

.nem anote meu traço.

Estou aqui de passagen.

Não conheço a linguagem

.nem a dança

.ou o passo.

.

.Não creio

.não sei de histórias

.ou lendas

.trapaças.

.

.Vim de longe

. – não falo

.

.Sou miúda

.sisuda

.não me atrevo

.não escapo.

.

.Sou de mesmos lugares

.de mesmos costumes

.de crenças mesmas.

.

.Saí assim

.volto igual

.tenho medo de chuva

.acredito em desgraças

.não insisto

.me calo.

.

.Nunca falho ao concerto

.nunca peço desconto

.jogo cartas

.e perco.

.Não reparo detalhe.

.

.Sei que existe.

.Nunca vi.

.Sou modesta

.calada

.obedeço ao compasso.

.

.Nem me olhe

.ou me siga

.que eu não sei deixar rastros.

3 Respostas to “Lirismos de Quinta – 22/04/10”

  1. Paulo Pinto 25/01/2011 às 12:39 #

    Caramba!

    …pois te digo mais:
    Não apenas conheço o poema… Como conheci a Ana.
    E tinha esse livro, que, como vários outros, emprestei pra alguém e nunca me devolveram.

    Obrigado por publicar essa pérola!

  2. Matheus Rabelo 26/01/2011 às 11:28 #

    Uau, Paulo! Como disse que ficaria, fiquei realmente surpreso. Se ainda tiver contato com a Ana, diga a ela que adoramos esse seu poema e que gostaríamos de ver mais!

    • Paulo Pinto 26/01/2011 às 13:23 #

      Matheus,
      Até fiz uma busca e, talvez, a tenha encontrado.
      Vou dar o seu recado sim!

      Mas… queria te pedir um favor:
      Já que você tem o livro, existe um outro poema nele que eu gosto muito.
      É um poema onde o autor fala usando nomes de várias flores…
      Que tal publicá-lo também?

      Ah, e eu também tenho um Blog… Me sentiria honrado com sua visita:
      http://fadasdonossomundo.blogspot.com/

      Grande abraço!

Deixe seu comentário indecente:

