Sabedoria chinesa

23 maio

Arquiteto chinês faz milagres experimentais em aproveitamento de espaço no próprio apartamento

A China é o país mais populoso do mundo e, portanto, a verticalização é inevitável. Mesmo, porém, com edifícios cada vez mais altos, muitos chineses acabam vivendo em espaços minúsculos que, com criatividade, podem ser muito bem aproveitados.

Difícil é encontrar um espaço organizado de maneira tão eficiente quanto o apartamento de Gary Chang, que não vai muito além dos 30m². O arquiteto chinês parece conservar algum apreço pelo apartamento onde viveu com sua família durante a infância, mesmo que seu quarto e o corredor tenham sido sinônimos naquela época.

Com muita inteligência, Chang transfigurou 1 cômodo em 24(!) utilizando um inovador sistema de paredes que se movem através de trilhos instalados em cima. Feio? De modo algum: ele colocou também espelhos no teto; assim, os sulcos por onde “andam as paredes” nem são percebidos. Essa dos espelhos somada ao uso abundante de superfícies refletoras como vidros e metais potencializam a eficácia da luz que vem da única janela da casa, de modo que Gary declara “raramente ter que acender alguma lâmpada”.

O talento de Gary Chang figurou no programa World’s Greenest Homes, interessado em casas que dão destaque para a sustentabilidade. Desde então, o chinês ficou famoso. Para o leitor que domina a língua inglesa (a despeito do sotaque levemente acentuado do oriental… Brincadeira, tem legenda), a reportagem está logo abaixo:

Anúncios

Deixe seu comentário indecente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: