Passione

5 jun
Eu não gosto de novelas. Em verdade as repudio. Mas quando fiquei sabendo que a abertura da nova novela das 21h, da Globo, Passione, que estreou no dia 17/05, tinha participação de Vik Muniz,  fiquei esperando dar a hora da novela  só para ver a tal abertura. Achei bem legal o projeto, que conta com direção de Hans Donner, Alexandre Pit e Roberto Stein. Posteriormente, descobri que Vik Muniz elaborou três obras exclusivas para o projeto, utilizando técnica de reprodução de imagens com sucata.
Cada obra – montada com a colaboração de jovens da ONG Espetáculo – tinha aproximadamente 20 m x 15 m. A produção contou com equipamentos de ponta como a grua retrátil technocrane e, ainda, a câmera Red, com lentes de ultima geração. A direção de fotografia é de Joel Lopes. Toda edição, finalização e sonorização ficaram sob a responsabilidade da Videographics / CGCOM.
Vik doou seu cachê no trabalho para a ONG Espetáculo e uma das obras para o Criança Esperança.

Ficha Técnica:

Título: Abertura Passione

Direção: Hans Donner, Alexandre Pit Ribeiro e Roberto Stein

Artista Plástico: Vik Muniz

Produção: Ciranda Filmes/Andrea Oliveira

Direção de Fotografia: Joel Lopes

Pós-Produção: Videographics/ CGCOM

6 Respostas to “Passione”

  1. Matheus Rabelo 05/06/2010 às 17:05 #

    Eu, sinceramente, não me surpeendi com a abertura. Fui à exposição que Vik fez aqui em BH no fim do ano passado e sei do que o cara é capaz. Acho que a produção poderia ter dialogado mais com o conteúdo da novela (não vejo, mas, pelo que julgo, tem a ver com Itália e tudo o mais). Quem sabe até utilizado materiais com os quais ele ainda não havia trabalhado (a sucata esteve presente em umas 2 ou 3 obras dele).

    Como obra audiovisual, porém, acho que foram bem exploradas as duas dimensões que toda obra do Muniz tem: a do detalhe e a do todo. Isso, sim, foi bem bacana.

  2. maíra 05/06/2010 às 18:24 #

    Adoro Vik Muniz! (mas detesto a novela, re-re)

  3. Patrícia Quiroga 06/06/2010 às 4:35 #

    Como eu não tô no Brasil no momento, não tenho acompanhado as novas produções da Rede Globo, mas incrivelmente a abertura de Passione me surpreendeu. Quer dizer, é arte pura. No mais simples sentido da palavra pura. Envolve todos os aspectos de uma obra de arte, e a produção audiovisual, que é o grande ouro da Globo, foi fantástica.

    Adorei. :}

    Ps. Adorei ainda mais o blog, parabéns pela criação 🙂

    • Matheus Rabelo 06/06/2010 às 15:11 #

      Olha a gente sendo acompanhado internacionalmente! Hahaha. Obrigado, Patrícia. Acompanha de onde?

  4. ps 06/06/2010 às 9:52 #

    “estreou”, nao “estreiou”

    • Marcela Gontijo 06/06/2010 às 21:02 #

      HAHAHA obrigada! eu estava mesmo em dúvida. o google chrome até me corrigiu, mas como eu não dou nenhuma confiança para as correções que ele faz…

Deixe seu comentário indecente:

