Canção do Continente?

12 jun

Em maio de 1956, na intenção de reunificar a Europa pós 2ª Guerra Mundial, destruída econômica e culturalmente, surgiu o Eurovision, um festival anual de canções musicais  inicialmente com a presença de apenas sete países, a França, a Alemanha Ocidental, a Itália, a Holanda, o Luxemburgo, a Bélgica e a Suíça. Até 1990, em meio a Guerra fria, o festival não tinha a dimensão que hoje comporta.São, atualmente, mais de 50 países participantes e a regra é simples: cada país  escolhe uma música e até seis integrantes para representar a nação apresentando-a. O megaevento foi o responsável por despontar, por exemplo, a banda sueca Abba, apresentando Waterloo.

Com uma proposta interessante, o Eurovision tem de tudo pra ser um evento que abre portas na inserção da música europeia no campo músical, mas não é o que acontece.O fato de o festival apresentar várias músicas em Inglês, mesmo em países que não o tem como língua oficial, e a inscrição de cantores não europeus, como o caso da canadense Celinne Dion, representando a Suíça em um dos festivais, descaracteriza  a originalidade do projeto, que acaba se tornando um uma proposta globalizada, no sentido comercial da palavra,porque não,comum, homogênea.

 O destaque esse ano foi para a vencedora do festival, a Alemã Lena Meyer. A grande repercursão que a menina de 19 anos tem gerado é também, em parte, por sua simplicidade: ela não tem traços ou vestes exuberantes, não destaca pelos barracos ou excêntricas atitudes dos cantores pop’s atuais, como o hit Lady Gaga. Além do mais, sua voz soa gostoso aos ouvidos, surpreende inclusive.

Assistida por mais de um milhão de pessoas,o sucesso Lena ultrapassou e muito Hannover, sua cidade natal, com a música Satellite, que vale  a pena conferir, com a atenção a apenas um detalhe: a canção foi comprada de um estúdio americano, o Redzone, especializado em lançar hits.

Bonitinha e de uma voz promissora, o Eurovision desponta mais um possível( grande) talento, basta saber se Lena será um novo nome da cultura européia, ou mais um manequim da Timesquare.

A música segue abaixo, para ouvir, repetir e questionar, ou simplesmente gostar e cantarolar por aí.

Anúncios

Uma resposta to “Canção do Continente?”

  1. Patrícia Quiroga 20/06/2010 às 5:50 #

    Eu gostei da música e estou cantarolando por aqui .. 🙂

Deixe seu comentário indecente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: