Ergam suas canecas! Viva Joyce!

16 jun

Leopold Bloom tem seu lugar ao sol todos os dias 16 de junho desde 1924, quando se comemora o Bloomsday. O personagem pricipal do complexo, famoso e importantíssimo romance Ulisses, do igualmente adjetivado  irlandês James Joyce, é comemorado anualmente nesta data pelos admiradores do escritor, em diversas cidades do mundo. O evento tem sua razão de ser: Ulisses foi gênese de vários recursos amplamente utilizados na narrativa literária moderna, como o discurso interior, a mudança contínua de narrativa da terceira para a primeira pessoa, a fragmentação da estrutura linear, etc.

Em Ulisses, que consiste numa inteligente paródia da Odisseia de Homero, Leopold Bloom refaz a trajetória do rei Ulisses (ou Odisseu) que retorna da Guerra de Troia. Assim como ele, Leopold se depara com diversas criaturas mitológicas como sereias, ciclopes e deuses, exceto que, como o romance é realista, tais criaturas estão disfarçadas de pessoas ordinárias. Não bastasse o trabalho que teve para escrevê-lo, Joyce lutou para publicar o romance. O livro foi recusado por editoras inglesas e americanas (Inglaterra e EUA só foram permitir a publicação integral do livro mais de dez anos depois) por ser considerado pornográfico, vulgar e por tocar na ferida da sociedade da época, descrevendo aspectos da fisiologia humana que, até então, eram considerados impublicáveis.

A festa é marcada no dia 16 de Julho porque é o dia em que se passa toda a saga de Bloom em Ulisses (que não pode ser considerado um romance pequeno). Para aqueles a quem Joyce não é lá muito familiar, a gente relembra que ele também é o autor de Dublinenes (1914), do Retrato do Artista Quando Jovem (1916) e de Finnegans Wake (1939), entre outros.

Anúncios

Deixe seu comentário indecente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: