Amor, Ciúme, Cinzas e Lume

1 jul

Os versos de Tudo Isto É Fado resumem a vida de Amália Rodrigues, que completaria 90 anos hoje

Apesar de documentos oficiais alegarem seu nascimento a 23 de Julho de 1920, a fadista portuguesa Amália Rodrigues sempre declarou seu nascimento ao dia primeiro do mesmo mês. Filha de um pobre músico sapateiro, teve seu talento vocal atestado logo na infância. Nesta época, já cantava cantigas populares e os tangos de Carlos Gardel a pedido de vizinhos e dos avós, com quem vivia após a desistência, por parte do pai, da vida em Lisboa. Aos 15 anos tenta a participação em um concurso de jovens talentos, mas não chega a cantar, uma vez que as concorrentes se recusavam a competir com Amália. Finalmente, aos 20 anos estreia no teatro de revista, que a leva rapidamente a outras peças e a cantar em Madrid. É trazida ao Casino Copacabana, no Rio de Janeiro, que acaba por carimbar seu sucesso, estendendo o contrato original de 4 meses para 4 anos.

Seguidamente, o fenômeno do fado decola para e pelo mundo. Chega a cantar em Paris, Londres, Dublin, Roma e até em Nova Iorque, no importantíssimo La Vie En Rose. Amália teve seus fados atingindo dimensões políticas, a exemplo do proibido Fado do Peniche, censurado como um hino àqueles presos na praça-forte da ilha de Peniche. Chegou a participar, inclusive, dos espetáculos do Plano Marshall: o plano de recuperação da Europa que trazia apenas os artistas mais importantes de cada país.

A Rainha do Fado morre em 1999, deixando a fama de exportadora do fado, da música e cultura portuguesas para o mundo. Fiquem aqui com a canção de onde extraí o título deste post, Tudo Isto É Fado:

Anúncios

Deixe seu comentário indecente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: