Alice in Chains: “Facelift” completa 20 anos!

21 ago

O dia já chega ao fim, mas pretendo fazer ainda hoje uma singela homenagem.
Há exatamente 20 anos, foi lançado o primeiro álbum de estúdio daquela que seria uma das bandas que marcariam fortemente o cenário musical na década de 90. O Alice in Chains, surgido em Seattle no fim da década de 80, alcançou notoriedade na cena grunge com o álbum Facelift, lançado em 21 de agosto de 1990, e que foi um sucesso de críticas e vendas. Ao longo da história da banda, esse sucesso só aumentaria. E aqui entra uma curiosidade: apesar de ser categorizada como uma banda grunge, seus próprios integrantes sempre evitaram essa caracterização. Explica Jerry Cantrell, o guitarrista, em uma entrevista feita em 1996 para a revista Guitar World: “Nós somos várias coisas diferentes… Eu não sei ao certo qual é a mistura, mas há definitivamente metal, blues, rock & roll, talvez um toque de punk. A parte metal nunca vai embora, e eu nunca quero que ela vá”.

Devo dizer que compartilho da opinião de Cantrell. Não pretendo resenhar o álbum, apontar seus pontos altos e baixos, ou suas influências. Tentar dissecá-lo seria tão somente descaracterizá-lo (assim como qualquer outro trabalho posterior da banda); portanto, transfiro esse serviço a cada um dos leitores. Aos fãs de longa data: recordar é viver… E aos que ainda não conhecem (como???), não deixem de conferir!

“Facelift” (1990)

1. We Die Young
2. Man in the Box
3. Sea of Sorrow
4. Bleed the Freak
5. I Can’t Remember
6. Love, Hate, Love
7. It Ain’t Like That
8. Sunshine
9. Put You Down
10. Confusion
11. I Know Somethin’ (‘Bout You)
12. Real Thing

E, aproveitando a ocasião: amanhã será (aliás, seria) o aniversário de 43 anos do vocalista Layne Staley, falecido em 5 de abril de 2002 devido a uma overdose. Pra comemorar, confiram a música “Black Gives Way to Blue” – que, além de ser a faixa-título do primeiro álbum lançado pela banda após a morte de Layne (que atualmente é substituído por William DuVall), foi escrita em homenagem ao cantor. Aproveitem!

Anúncios

Deixe seu comentário indecente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: