Os amigos imaginários de Tebe

8 dez

O russo Dimitry Maximov vê o mundo com uma visão bastante particular, já que pilota aviões desde bastante jovem. Essa perspectiva aérea parece ter exercido uma influência peculiar na mente do rapaz, que não foi capaz de manter seus devaneios para si e entrou para o mundo da ilustração e da fotografia. Perturbando-se, porém, com os limites de uma arte ou da outra, experimentou unir as duas realizando intervenções ilustrativas em fotografias, fundindo essas duas linguagens de uma maneira orgânica e funcional.

Sobrevoar coisas e pessoas, vê-las ínfimas lá embaixo. Talvez daí venha o sentimento de solidão e fragilidade que alguns personagens de Tebe Interesno, como é conhecido, apresentam. Seus ambientes são, em geral, obscuros e permeados de certo grau de melancolia. No entanto, foram certamente de suas experiências em pilotagem que brotaram os bonecos gigantes, recorrentes em sua obra. São monstros de proporções colossais que, muitas vezes, destroem edifícios e construções e, contudo, pouco intimidam o observador. Surge em nós um sentimento estranho, encaminhado ali entre os vieses da pena e da raiva, que nos impede de repudiar o caos e a agressividade das imagens. Somos gravemente atraídos pelo buraco negro (talvez nem tão negro. Um tanto cinzento, quem sabe) das figuras, em cujo centro reside uma situação particular do artista, que também é nossa.

Anúncios

2 Respostas to “Os amigos imaginários de Tebe”

  1. Flagrare 08/12/2010 às 11:14 #

    Nossa cara, achei muito foda o trabalho dele! Não conhecia. Fiquei impressionado! Muito over mesmo! .-.
    Como sempre o EV! me intuindo a observar o mundo de maneira singular. haha

    ps:essa imagem me lembra Nova Prospekt no começo de Half Life 2! https://extravirgem.files.wordpress.com/2010/12/img_7704-sliz.jpg?w=490&h=730

    • Matheus Rabelo 08/12/2010 às 12:25 #

      HAHAHAHA, verdade!

Deixe seu comentário indecente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: