Noah e sua Baleia – A Primavera

6 jul
Noah and the Whale, banda sobre a qual falamos aqui, lançou em 2009 seu segundo álbum bem diferente do primeiro.

A primavera surge dolorosamente após o inverno. Os primeiros dias são os mais dolorosos, afinal, para florescerem, as plantas devem superar o frio, principalmente no hemisfério norte, onde o inverno é rigoroso. Essa é uma metáfora bonita – apesar de cliché – para alguns momentos da vida. E essa é a idéia central do projeto The First Days of Spring. Não apenas o álbum, mas também o filme (confira o vídeo abaixo), foram escritos pelo vocalista Charlie Fink, após o término de seu relacionamento com a cantora Laura Marling, que integrava a banda. Tendo como principal temática as dores de um final de relacionamento, as músicas estão mais melancólicas que o primeiro álbum, Peaceful, the world lays me down. E mais maduras também. Os instrumentos estão mais sérios, dando uma conotação maior à tristeza e à esperança tratadas no álbum.

O filme é a síntese audiovisual de todo o projeto de The First Days of Spring. Com 47 minutos, pouquíssimos diálogos e uma belíssima fotografia, o filme mostra toda a poesia visual, sonora e verbal da tristeza de uma separação e da esperança de um recomeço. Durante o o tempo, as músicas do álbum vão rodando, contando o enredo, de forma leve e emocionante. O filme foi disponibilizado na internet pelo vocalista através de seu canal no Vimeo, mas que você pode conferir aí embaixo (vale a pena!):

Pesquisando por aí, também cheguei a um texto de um blog, em que o autor analisa cada música, fazendo comentários bastante interessantes. Quem quiser conferir é só clicar.

Poster do filme

Anúncios

Uma resposta to “Noah e sua Baleia – A Primavera”

  1. Raphael Cardoso 01/09/2011 às 21:53 #

    parabéns pelo belo blog e obrigado pela indicação ao meu no texto. fiquei lisonjeado.

    abraços.

Deixe seu comentário indecente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: