Lirismos de Quinta – 04/08/2011

4 ago

Os Lirismos dessa semana vem em forma de prosa. Postarei hoje um trecho do texto Bibliomania, do escritor francês Gustave Flaubert. O original é datado de novembro de 1836, sendo o primeiro texto publicado de Flaubert, saiu na revista Le Colibri (Rouen) em 12 de fevereiro de 1837. Quem quiser ler o texto na íntegra pode clicar aqui. Tive contato com o belíssimo texto através de um exemplar do projeto Nonada, idealizado pelo professor Haroldo Marques.

Bibliomania

G. Flaubert

[…]

Aquelas noites febris e abrasantes, ele as passava com seus livros; corria pelos depósitos; percorria as galerias de sua biblioteca, extasiado e maravilhado, e então detinha-se, cabelos em desalinho, olhos fixos e brilhantes. Suas mãos tremiam ao tocar nos livros das estantes; ficavam quentes e úmidas. Apanhava um livro, virava-lhe as folhas, tateava-lhe o papel, examinava-lhe os dourados, a capa, as letras, a tinta, os vincos e a composição do desenho na palavra finis. Depois trocava-o de lugar, punha-o numa prateleira mais alta e ficava horas a fio mirando-lhe o título e a forma.

Ia então até os manuscritos, pois eram seus filhos diletos; apanhava um, o mais velho, o mais gasto, o mais sujo; olhava para o seu pergaminho com amor e felicidade, sentia-lhe a poeira santa e venerável, então suas narinas se inflavam de alegria e orgulho e um sorriso lhe vinha aos lábios.

Ah! Era feliz, aquele homem; feliz em meio àquela ciência toda de que mal compreendia o alcance moral e o valor literário, era feliz, em meio àqueles livros todos; passeava os olhos pelas letras douradas, as páginas gastas, o pergaminho descorado. Amava a ciência como um cego ama a luz do dia.

Não! Não era a ciência que ele amava, era a sua forma e expressão. Amava um livro porque era um livro; amava o seu cheiro, a sua forma, o seu título. […]

Anúncios

Deixe seu comentário indecente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: