Vocês, Os Vivos

6 ago

Acho que não sou só eu, mas sempre topo com coisas incríveis que acabam comigo porque não são minhas. Poucas obras me despertaram tanto essa sensação como Vocês, Os Vivos (Du Levande), de Roy Andersson.

O cineasta sueco já dirigiu seis curtas e quatro longas e a excentricidade é uma característica presente em suas obras, inclusive nos comerciais que ele produz para sustentar suas extravagâncias fílmicas. Em Vocês, Os Vivos Andersson coordena e enquadra tudo perfeitamente com uma câmera fixa, geralmente a partir de um plano um pouco elevado.

O que mais me fascinou no filme foi a maneira que ele nos força a olhar o quadro inteiro, detalhadamente – já que não é só no primeiro plano que acontece a ação, mas atrás de toda janela ou porta ou fresta há uma (suposta) banalidade a ser reparada. Por não haverem diálogos ou enredo lineares, acredito que muitos o acharão entediante e confuso (e isso ele é mesmo), mas a beleza do filme está na trivialidade das cenas que se sustentam sozinhas e delineam a tragicomédia humana.

Embora sejam filmes e propostas muito diferentes, não pude deixar de lembrar do Baraka, talvez por ambos retratarem cenas randômicas de comportamentos e apresentarem-nos de uma maneira imparcial e longíqua, colocando-nos na posição de observadores também imparciais.

Sim, eu enchi o post de imagens porque 1: a fotografia é incrível e 2: quero convencê-los a assistir esse filme que é, sem dúvida, diferente de tudo que já vi. E, ó, pra isso até aprendi a mexer no Movie Maker e cortar uma das cenas mais incríveis de suas uma hora e meia de duração:

Uma resposta to “Vocês, Os Vivos”

  1. Lucas 06/08/2011 às 12:50 #

    Vou ver!

Deixe seu comentário indecente:

