Unhate

16 nov

E quando eu achava que as campanhas da Benetton nunca mais iriam me surpreender, eis que:

O grupo Benetton e seu fotógrafo Oliviero Toscani, que é conhecido por transformar o sonho da publicidade na mais dura realidade,  foram responsáveis por célebres e provocadoras campanhas publicitárias nos anos 90  que discutem tabus religiosos, preconceitos raciais e provocaram e provocam moralistas em todo o mundo.  Pra quem nunca viu e não sabe o que está perdendo:

 Nesta quarta feira a Benetton lançou sua nova campanha: UNHATE, que coloca em questão o combate à cultura do ódio sob todas as formas. Cartazes pelas cidades de Roma e Milão trazem, além do Papa e Imã Cairo, outros políticos se beijando, todos com histórico de desavenças entre si, como Barack Obama e Hu Jintao, presidente da China. Obama ainda beija o venezuelano Hugo Chávez, outro desafeto. Palestinos e judeus fazem as pazes com beijos entre o palestino Mahmud Abbas e o israelita Benjamin Netanyahu. Os coreanos Lee Myung-bak, presidente da Coreia do Sul, e o temido Kim Jong-il da Coreia do Norte também protagonizam outro beijo da campanha, além  do francês Nicolas Sarkozy e a chanceler alemã Angela Merkel.

A campanha convoca ainda jovens pelo mundo, para divulgar a cultura de paz do projeto.  Um vídeo também foi feito pelo diretor francês Laurent Chanez. Confira abaixo:

Nota: É claro que o Vaticano reagiu à campanha considerando a publicidade “uma falta de respeito grave ao Papa”. Em comunicado, o porta-voz da Santa Sé, padre Federico Lombardi, anunciou “diligências ante as autoridades para garantir (…) o respeito à figura do Pontífice”. Segundo ele, o Vaticano protesta “contra a utilização inaceitável da imagem do Santo Padre, manipulada e instrumentalizada, como parte de uma campanha publicitária com finalidades comerciais”. A Benetton optou por retirar de circulação a imagem protagonizada pelo Papa.

Anúncios

3 Respostas to “Unhate”

  1. Vínicius Hirota 16/11/2011 às 21:26 #

    FODA!
    Amei!

  2. rbettoni 17/11/2011 às 0:09 #

    adoro a jogada de marketing da benetton. pediram desculpas por ter “ofendido os fiéis”, como se não soubessem que ofenderiam fiéis e o papa desde o início. imagens circularam o mundo, papa reagiu como esperado. bingo.

  3. al.maia 19/11/2011 às 11:28 #

    Não é a primeira vez que um Papa chia com a Benetton: quando a marca publicou uma foto feita com um casal vestido de padre e freira em plena Itália (e se bem me lembro, em Roma), o Vaticano deu logo o start na polêmica.

    Isso está inclusive relatado no livro do Oliviero Toscani, o fotógrafo por trás de fotos clássicas da Benetton, chamado “A publicidade é um cadáver que nos sorri”..

Deixe seu comentário indecente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: